quinta-feira, março 27, 2008

DIA MUNDIAL DO TEATRO
Procurando por entre os livros da minha modesta biblioteca cá de casa, encontrei esta relíquia de 1931, cujo autor é Jaime Ferreira Dias, que com esta peça quis prestar homenagem ao seu conterrâneo Raúl Marques da Cruz , apaixonado amador dramático, já falecido.


Peça escrita em 1931, época de Salazar, foi de uma irreverência e coragem, abordando o tema da exploração da Mulher, como elemento da classe operária, ganhando 5 escudos ( salário de miséria nessa altura). Um patrão ditador que tenta a todo custo subjugar as mulheres que trabalham na sua fábrica, oferecendo dinheiro a troco de favores sexuais, ou seriam despedidas.


Esta é a minha forma simples de homenagear o Teatro e todos os seus Actores; quer sejam amadores ou profissionais, pois é uma arte que pelos governos do mundo,tem sido sempre o parente pobre da cultura. Coloquemo-nos de pé para um forte aplauso: " VIVA O TEATRO E SEUS INTERVENIENTES"


Ana Paula

3 comentários:

Luis Eme disse...

Este senhor está ligado a Almada (como se pode ver pelo programa)...

Bonita homenagem e escolha.

Beijos Ana Paula

Nuno Góis disse...

Obrigado na parte que me toca e obrigado a si na que lhe toca...
Pois os intervenientes somos todos: os que pisamos o palco, os que fazemos as luzes, os figurinos, a produção, o som e , acima de tudo, os espectadores.

Paula Raposo disse...

Eu subscrevo a tua homenagem! Beijos.