sábado, janeiro 08, 2011

Rio Tejo e suas margens em Ribeira de Santarém / Santarém , hoje
dia 8 de Janeiro de 2011
















fotos minhas

quinta-feira, janeiro 06, 2011


História do Bolo Rei


Segundo a lenda, este bolo representa as oferendas dos Reis Magos ao Menino Jesus. Como os Reis não chegavam a um consenso sobre a entrega dos presentes ao Menino, um padeiro terá feito um bolo com uma fava no interior e, quem comesse a fatia com a fava, entregaria os presentes ao Menino Jesus.Actualmente, a fava obriga aquele a quem sair a uma penalidade, cumprida no ano seguinte, oferecendo um bolo-rei a todos aqueles que o acompanharam na cerimónia do ano anterior.
Este bolo é um dos símbolos da festa do Natal em Portugal. Para lá do que conta a lenda, pensa-se que resulte de uma versão adaptada da «Gallette des Rois» francesa.O dia de Reis começou a ser celebrado na corte dos Reis de França e o bolo terá surgido para as festas do Ano Novo e do dia de Reis.
O bolo-rei começou a ser vendido em Portugal em 1869.
Este bolo tradicional começa a fabricar-se nos fins de Novembro e vê-se em todas as pastelarias até meados de Janeiro.
BOM APETITE!
(tirado da net)

Malangatana Valente Ngwenya
06-Junho 1936 / 05 Janeiro 2011
Nasceu em Matalana, Moçambique. Estudou na Escola da Missão Suiça de Matalana e na Escola da Missão Católica de Ntsindya, em Bulaze. Depois de obter o diploma da 3ª classe rudimentar, vai para Lourenço Marques (Maputo). Em 1958 frequentou o Núcleo de Arte onde conhece o pintor Zé Júlio, que o apoia. Em 1961 efectou a sua primeira exposição individual. Em 1971 foi bolseiro da Gulbekian em gravura e cerâmica. Recebe a Medalha Nachingwea pela contribuição dada à cultura Moçambicana. É Grande Oficial da Ordem do Infante D. Henrique.
Malangatana, artista multifacetado, que cantou, dançou, fez poemas, teatro, cerâmica e escultura, foi grande animador sócio-cultural e sonhou erguer o Centro Cultural na sua aldeia natal.Grande embaixador da cultura Moçambicana por esse mundo fora.
Faleceu em 05-01-2011
tirado da net
autor Judith Tomaz