quinta-feira, maio 01, 2008

ORFEÃO DA S. F. A. 1º DE DEZEMBRO 1993 / 2008
PARABÉNS, JÁ PASSARAM 15 ANOS !


O Orfeão da S.F. A. 1º de Dezembro, Polifónico e misto, foi fundado em 21 de Abril de 1993 e o seu objectivo principal foi o de criar o gosto pela música, fomentar a amizade e preencher um lugar cultural extremamente importante na comunidade onde está inserido. Contribui de forma muito positiva para a formação global dos coralistas nele envolvidos.

No início foi constituido por 50 elementos dos mais variados escalões etários e profissionais, dedicando-se a todo o género de música coral polifónica.

Realiza anualmente um Encontro Nacional de Coros Polifónicos e também um Recital de Natal.

Em 1993 a Sociedade Filarmónica Alpiarcense 1º de Dezembro tinha como seu Director, o jovem Helder Figueiredo, que faz aqui a apresentação pública do Orfeão da SFA 1º de Dezembro, precisamente no dia:

1º de MAIO de 1994, Dia do Trabalhador

O Orfeão, teve como seu primeiro Director Artístico, o Maestro Helder Mação, natural de Tancos. Fez uma passagem curta pelo Orfeão de Alpiarça, devido assumir a regência do Coro da sua terra natal; Tancos. Passados que foram os anos, o Maestro Helder Mação abandonou a vida pública , para se dedicar à sua paixão maior: o sacerdócio. Mas a vida por vezes prega-nos partidas, e presentemente já não se encontra entre nós. Partiu ainda bastante novo, não terminando o seu sonho, mas onde quer que se encontre, quem sabe, estará feliz .Que descanse em paz...

( na foto de braços abertos, o maestro Helder Mação. A apresentar o Orfão, Helder Figueiredo,o então presidente da SFA 1º de Dezembro)

1º de Maio de 1994 - 1ª apresentação pública do Orfeão.

(Na foto, o maestro Herder Mação a dirigir o Coro)


O testemunho da regência seria passado ao maestro José Dias, natural de Lisboa, que passaria a estar à frente do Coro até 2000.

( na foto, maestro José Dias dirigindo o Orfeão)


Fiz parte do Orfeão, como coralista e soprano, onde aprendi bastante e onde fiz boas amizades. Convivi de perto com bons músicos e melhores músicas.

Assumi a Direcção do Orfeão de 1995 a 1997, onde nos envolvemos num projecto que nos faria imensamente felizes : a gravação e participação em CD " Os Melhores Coros Amadores da Região / Ribatejo, Extermadura Norte", o único gravado pelo Orfeão ,até hoje.

Recebemos o convite para nos deslocar-mos a vários pontos do nosso país, em Encontros de Coros...


A nossa recompensa por tantas horas de ensaio e dedicação à causa da música, que todos partilhamos




Fiz uma pausa na música em 1999, para me dedicar a uma causa maior: o de ser mãe pela 2ª vez, deixando a promessa que um dia voltaria a estar na música, e sinto que voltarei um dia, pois a música faz parte da minha vida...
Fiquem bem
A vossa amiga Ana Paula

1 comentário:

fj disse...

volta Ana Paula!
O Orfeão da S.F. A. 1º de Dezembro, certamente agradece, assim como a musica à qual se dedicam.
Beijinhos e Bom feriado!