HOMENAGEM AO POVO DE ALPIARÇA,
QUE LUTOU PELOS SEUS IDEAIS DE LIBERDADE, ESPERANÇA NUM FUTURO MELHOR, QUE SOFREU NA PELE A DOR DE UMA PRISÃO, A TORTURA FÍSICA E PSICOLÓGICA , PARA QUE OS SEUS FILHOS E MAIS TARDE OS SEUS NETOS PUDESSEM VIVER EM LIBERDADE.
ALGUNS DEFENDENDO UM PARTIDO DIFERENTE, TODOS LUTAVAM PELA MESMA LIBERDADE. JAMAIS SE PODERÁ ESQUECER A UNIÃO DESTES HOMENS E MULHERES PELA DEMOCRACIA EM PORTUGAL E EM PARTICULAR , EM ALPIARÇA.
Fiz esta recolha nos livros aqui representados , de algumas fichas de presos políticos alpiarcenses desde 1946 a 1960 para memória futura. É uma modesta recolha , mas que retracta bem o seu conteúdo, do que a polícia política (PIDE DGS),escrevia em cada uma das fichas dos prisioneiros. Aos que já partiram , que repousem em paz e aos que ainda vivem, rendo a minha homenagem. Se não fossem homens e mulheres como vós, hoje não estaria a escrever da forma que aqui estou a escrever, pois não tinha liberdade para isso. Obrigado.
Ana Paula
4 comentários:
bonita homenagem aos resistentes alpiarcences.
abraço Ana Paula
Que bonita homenagem fazes aqui aos alpiarcenses que lutaram por um sonho que parecia não querer chegar. Longa foi a noite fascista, terrível a tortura infligida aos homens que nada mais queriam do que a liberdade. Não esqueçamos esse passado, triste, doloroso que tantos danos causou e saibamo-lo transmitir aos nossos filhos e netos para que se não repita.
Bem hajas, amiga!
Beijinhos
Olá Luis
faço parte deste povo, logo, acho que esta homenagem é mais que justa.
Os envolvidos e as suas famílias sofreram bastanteeainda hoje lhes vem à memória o que passaram nestas masmorras de turtura psicológica e física.
abraço
AP
Amiga Sofia
Se não formos nós a lembrar, tudo o que estas pessoas passaram , cai no esquecimento. Isso não deve acontecer.
bjos
AP
Enviar um comentário