quinta-feira, maio 01, 2008



DEDICO ESTA MÚSICA A TODOS OS CORALISTAS DO ORFEÃO DA S.F.A. 1º DE DEZEMBRO, ONDE CANTEI TANTAS VEZES AS MÚSICAS DO GENIAL MAESTRO LOPES GRAÇA, QUE NOS DEIXAM SEMPRE DE PELE ARREPIADA, DE TÃO MARAVILHOSAS QUE SÃO.
ORFEÃO DA S. F. A. 1º DE DEZEMBRO 1993 / 2008
PARABÉNS, JÁ PASSARAM 15 ANOS !


O Orfeão da S.F. A. 1º de Dezembro, Polifónico e misto, foi fundado em 21 de Abril de 1993 e o seu objectivo principal foi o de criar o gosto pela música, fomentar a amizade e preencher um lugar cultural extremamente importante na comunidade onde está inserido. Contribui de forma muito positiva para a formação global dos coralistas nele envolvidos.

No início foi constituido por 50 elementos dos mais variados escalões etários e profissionais, dedicando-se a todo o género de música coral polifónica.

Realiza anualmente um Encontro Nacional de Coros Polifónicos e também um Recital de Natal.

Em 1993 a Sociedade Filarmónica Alpiarcense 1º de Dezembro tinha como seu Director, o jovem Helder Figueiredo, que faz aqui a apresentação pública do Orfeão da SFA 1º de Dezembro, precisamente no dia:

1º de MAIO de 1994, Dia do Trabalhador

O Orfeão, teve como seu primeiro Director Artístico, o Maestro Helder Mação, natural de Tancos. Fez uma passagem curta pelo Orfeão de Alpiarça, devido assumir a regência do Coro da sua terra natal; Tancos. Passados que foram os anos, o Maestro Helder Mação abandonou a vida pública , para se dedicar à sua paixão maior: o sacerdócio. Mas a vida por vezes prega-nos partidas, e presentemente já não se encontra entre nós. Partiu ainda bastante novo, não terminando o seu sonho, mas onde quer que se encontre, quem sabe, estará feliz .Que descanse em paz...

( na foto de braços abertos, o maestro Helder Mação. A apresentar o Orfão, Helder Figueiredo,o então presidente da SFA 1º de Dezembro)

1º de Maio de 1994 - 1ª apresentação pública do Orfeão.

(Na foto, o maestro Herder Mação a dirigir o Coro)


O testemunho da regência seria passado ao maestro José Dias, natural de Lisboa, que passaria a estar à frente do Coro até 2000.

( na foto, maestro José Dias dirigindo o Orfeão)


Fiz parte do Orfeão, como coralista e soprano, onde aprendi bastante e onde fiz boas amizades. Convivi de perto com bons músicos e melhores músicas.

Assumi a Direcção do Orfeão de 1995 a 1997, onde nos envolvemos num projecto que nos faria imensamente felizes : a gravação e participação em CD " Os Melhores Coros Amadores da Região / Ribatejo, Extermadura Norte", o único gravado pelo Orfeão ,até hoje.

Recebemos o convite para nos deslocar-mos a vários pontos do nosso país, em Encontros de Coros...


A nossa recompensa por tantas horas de ensaio e dedicação à causa da música, que todos partilhamos




Fiz uma pausa na música em 1999, para me dedicar a uma causa maior: o de ser mãe pela 2ª vez, deixando a promessa que um dia voltaria a estar na música, e sinto que voltarei um dia, pois a música faz parte da minha vida...
Fiquem bem
A vossa amiga Ana Paula