sexta-feira, junho 26, 2009

Esta romã pequenina é para a minha amiga Paula Raposo
( Paula amplia a foto e vê a beleza deste fruto)



A romã é um fruto delicioso oriundo da Pérsia ou Irão que se começou a espalhar há milhares de anos por toda a Ásia, pela África, região do Mediterrâneo e até há poucos séculos pelas Américas especialmente na Califórnia onde já existem milhões de plantas.
Este fruto é do tamanho duma maçã vulgar apresentando uma casca dura com uma cor que vai desde o alaranjado até ao vermelho escuro.

Possui 613 sementes que são as partes comestíveis. O nome em latim da romã é: ‘pomum’ (maçã) mais ‘granatus ‘ (com sementes). Portanto trata-se “duma maçã com sementes”. Foi deste nome ‘granatus’ que originou o nome da cidade de Granada em Espanha à volta da qual existem muitas romãzeiras.
Arquivos cuneiformes na Mesopotâmia, 3 mil anos antes de Cristo, já faziam referências às romãs. Por causa da sua casca grossa as romãs aguentam-se mais do que as outras frutas quer durante o tempo quente quer com o frio. Por isso foram usadas como alimento assim como as cebolas e os alhos (por se conservarem mesmo no tempo quente) durante as construções das Pirâmides do Egipto. Pelas mesmas razões as romãs foram usadas na travessia do deserto na Rota da Seda.



Os judeus comem romãs no feriado chamado Rosh Hashanah. E os católicos comem romãs no Dia de Reis.


Na Arménia as romãs são símbolo de fertilidade, abundância e casamento.No Irão as romãs são símbolo de boa saúde e longa vida. Há quem acredite que as romãs eram uma fruta do Paraíso.






Pêras e hortências um colorido feliz





Abobrinhas para decorar centros de mesa



Gladíolo vermelho






Rosa rubra


(as fotos são minhas e o texto é da net)

MORREU MICHAEL JACKSON
1958 - 2009

segunda-feira, junho 22, 2009

(pintura de Caravaggio, tirada da net)

O REFLEXO

" O futuro dependerá daquilo que fazemos no presente"

Autor: Gandhi

domingo, junho 21, 2009

DÁ QUE PENSAR...


Ainda sobre a visita da ASAE ao Arraial do Agrupamento de Escolas de José Relvas / Alpiarça, manifesto aqui a minha indignação como mãe e encarregada de educação ,em relação à denúncia cobarde e anónima de quem o fez. Porquê isto em ano de eleições? Não havia necessidade.No final o feitiço vira-se sempre contra o feitiçeiro.


Aqui fica um pensamento para reflexão:



"A ignorância é geralmente a irmã da maldade."


(Sófocles)
(imagem tirada da net)