quarta-feira, fevereiro 18, 2009



Como diminuir (e até evitar) a miopia causada pelo computador



Pesquisas recentes realizadas na Europa mostraram um crescimento grande e inesperado da miopia em crianças até 12 anos (50% delas já têm miopia) e jovens até 18 anos (o problema já atinge 75% deles). A causa provável do problema, segundo os pesquisadores, é o uso excessivo do computador, dos vídeo-jogos e da TV.Nem nós, que já somos um pouco mais ‘crescidos’ do que eles, podemos garantir, com a nossa ‘maturidade’, que vamos usar menos esses aparelhos. O que esperar deles, então? A hipótese é fazer exercícios, para os olhos e para o corpo inteiro, para diminuir ou evitar a miopia e outros problemas de visão e também para garantir mais saúde em todo o nosso corpo.


Vamos começar com os olhos. Sugerimos que você pratique um pouco os exercícios, analise os resultados a médio prazo, veja como se sente a curto prazo e, se gostar, então ensine-os às crianças e aos adolescentes. Porque os exercícios são muito simples, podem ser ensinados assim quase como ‘brincadeiras’. Só que os resultados são muito sérios.Antes de começar a trabalhar, ou olhar, o computador, faça uns minutinhos de ‘palming’ (exercício com as mãos). Se você já usa óculos, tire-os e faça 5 minutos do exercício, pelo menos. Se não usa, faça só uns 3 minutos. Mas faça, porque o ‘palming’ também é preventivo.Aqueça as mãos, esfregando-as uma contra a outra, e coloque-as delicadamente sobre os olhos, sem encostar neles. Apoie os cotovelos na mesa do computador, ou em qualquer outra, mas procure ficar numa posição confortável, sem contrair nem provocar tensão no pescoço, os ombros e os próprios braços.


Coloque livros ou almofadas para apoiar os cotovelos e ficar numa posição relaxada. E agora comece a relaxar os olhos, sentindo um calor sair das suas mãos e cobrir os seus olhos fechados. Observe a ‘cor’ que começa a tapar os seus olhos e comece a trabalhar mentalmente, a imaginar, a visualizar que essa cor vai ficando preta, bem preta, até chegar ao veludo negro. Nas primeiras vezes, talvez você não consiga, mas insista até chegar lá, porque o ‘negro veludo’ indica que os olhos estão bem relaxados. E quando você consegue relaxar os olhos, o corpo inteiro relaxa, quase automaticamente.


Fique assim o tempo que você escolheu ficar, mas sem se preocupar muito com esse tempo, porque o ‘tempo’ hoje é o grande inimigo do relaxamento. Ou dizemos que não temos tempo ou ficamos a pensar ‘será que já passou?’, ‘ainda não?’, ‘ não aguento mais’, e por aí fora. E o ‘palming’ é só isso. Tire as mãos dos olhos, com eles ainda fechados, e lentamente abra-os e observe-se, veja como está a visão e como está o corpo. Depois de várias práticas, você vai achar a forma ideal de fazer o ‘palming’, porque ninguém entende mais de seu corpo do que você mesmo. ninguém!


Agora você pode começar o seu dia de trabalho com os olhos mais relaxados. Mas mesmo enquanto trabalha você pode fazer exercícios bem simples para manter a saúde de seus olhos. Piscar, por exemplo. Preste atenção, porque nós ficamos tão ligados no ecrã que acaba por não piscar, não mover a cabeça e também não mover os olhos. E nem o resto do corpo, claro. Preste atenção e você perceberá isso. E movimento é vida. E não - movimento é...Você está a olhar a uma distância de 60 centímetros, mais ou menos. Se você fica a olhar só a essa distância, durante muito tempo, os seus olhos vão se acostumar a ver só, ou quase, a essa distância. E aí começa a surgir a miopia, a dificuldade em ver bem a uma distância maior. Então, faça o seguinte: a cada 15 minutos, pare por 30 segundos e olhe para a parede ao seu lado, ou na frente, para o chão, para o tecto, observe os objectos, quadros ou fotos nas paredes, faça o contorno deles com os olhos, sempre com atenção. E se for possível olhe pela janela para uma distância mais longa, mesmo que seja o céu, e percorra o contorno de uma nuvem com os olhos.


Fácil, não é? E assim você está a fazer uma ‘musculaçãozinha’ para os seus olhos. E não perde tempo nenhum, pelo contrário, porque com os olhos activos e relaxados a sua produção no trabalho vai aumentar.Agora, depois de uma hora, uma hora e pouco sentado e fixado no ecrã , o melhor é levantar-se mesmo, andar , mexer-se um pouco e fazer alongamentos simples. Procure seguir a orientação de seu corpo, fazendo os movimentos que você sente que ele está a pedir no momento. Se puder, vá para o ar livre e faça um pouco de ‘sunning’, ou seja, dê um ligeiro banho de sol nos seus olhos – fechados, claro. Mais ou menos assim: fique de frente para o sol – de preferência antes das 10 ou depois das 16 horas – com os olhos fechados e movimente delicadamente a cabeça para a esquerda e para a direita, com o rosto um pouco levantado em direcção ao sol.


Faça isso uns 3 ou 4 minutos, pare, fique de costas para o sol e então lentamente abra os olhos. Apoie-se numa mesa ou fique sentada numa cadeira, com os cotovelos sobre o encosto, e faça 1 ou 2 minutos de ‘palming’. E já pode voltar a trabalhar. Continue a tirar os olhos do computador a cada 15 minutos e olhando para uma distância maior, tornando isso um hábito, mas sempre prestando atenção no que você está a ver – e você vai perceber que tem um mundo de detalhes à sua volta que você praticamente nem tinha reparado! E ver, entre outras coisas, é prestar atenção.Se puder, faça o exercício de olhar para longe, mesmo para as nuvens, durante uns 5 a 7 minutos, umas duas a três vezes por dia. Os seus olhos vão adorar e agradecer !



(Retirado do site:www.somostodosum.com.br)

(imagem retirada da net)

domingo, fevereiro 15, 2009

OU NÃO FOSSE EU DO SIGNO DE LEÃO ... E NÃO SÓ, MAS TAMBÉM.
MILTON NASCIMENTO E MERCEDES SOSA- DUAS VOZES QUE SE COMPLETAM.MARAVILHOSO!