sexta-feira, novembro 03, 2006

PAÚL DOS PATUDOS / ALPIARÇA RIBATEJO
PAÚL DOS PATUDOS OU PAÚL DA GOUXA ( Alpiarça / Ribatejo)
Local onde várias aves fazem o seu ninho e têm as suas crias. Um local a preservar, dos caçadores e de quem não queira nem respeite o ambiente que é de todos nós.
Foi com o nome deste belo sítio que criei o meu blog. È um local muito bonito.


QUERO MANIFESTAR A MINHA MAIS PROFUNDA TRISTEZA E REVOLTA A ATENTADOS Á CULTURA E AO LIVRO POR PESSOAS SEM O MÍNIMO RESPEITO POR TODA UMA POPULAÇÃO, QUE HÁ TANTO TEMPO ANSEIA PELA SUA BIBLIOTECA MUNICIPAL E QUE ALGUÉM COM UMA MENTE SEVERAMENTE PERTURBADA E PELO PURO PRAZER DE DESTRUIR E VANDALIZAR ,VAI TORNAR DE MOMENTO IMPOSSIVEL A SUA CONCRETIZAÇÃO, FAZENDO UMA AUTARQUIA GASTAR MILHÕES DE EUROS, NUMA OBRA QUE ESTAVA ÁS PORTAS DE SER INAUGURADA .

ESTOU LIGADA A ESTA BIBLIOTECA HÁ 16 ANOS E É COM UMA DOR IMENSA QUE ME SINTO NESTE MOMENTO, MAS SEI QUE VAMOS DAR A VOLTA POR CIMA, PORQUE FAZEMOS MUITA FALTA AOS NOSSOS LEITORES E UTENTES. NEM TODAS AS PESSOAS TÊM DINHEIRO PARA ADQUIRIR LIVROS E ESSA É A NOSSA FUNÇÃO: FAZER CHEGAR O LIVRO E A LEITURA A TODAS AS PESSOAS QUE NECESSITAREM.

AP

quinta-feira, novembro 02, 2006



PASSEIO DE GATO EM DIA DE OUTONO ( dia das bruxas)



E EL - Rei D. Dinis perguntou: Que levais no regaço, senhora minha?

Rainha Santa Isabel respondeu: São rosas, senhor, são rosas.

Diz a lenda que os pães que a Rainha Santa Isabel levava no regaço para distribuir pelos pobres , se transformaram em rosas, lindas como esta aqui. Bendita a Natureza que faz nascer tamanha beleza.



HIBISCO VERMELHO



MUSEU- CASA DOS PATUDOS ( pormenor)


MUSEU DOS PATUDOS - (pormenor)


MUSEU DOS PATUDOS - ALPIARÇA RIBATEJO ( vista parcial)


MUSEU "CASA DOS PATUDOS" - ALPIARÇA / RIBATEJO
Foi residência da grande figura diplomática, cultural e política, da 1ª República Portuguesa, que foi José Relvas (1858 - 1929).
Homem que nutriu profunda devoção pelas artes e dos maiores coleccionadores da sua época. No campo da música, notabilizou-se como violinista no Quinteto de Música de Câmara que fundou. Aqui na sua residência organizou concertos e serões culturais, onde reunia grandes nomes das artes, como exemplo, Rafael Bordalo Pinheiro, Malhoa, Silva Porto, Columbano, Henrique Pousão, Roque Gameiro e Raul Lino, entre outros. A este último , José Relvas escolheu para projectar aquela que seria a sua residência - O agora Museu - " Casa dos Patudos"
Quero deixar aqui o convite , a quem vier ao Ribatejo, não deixe de visitar esta magnifica casa. Fica a 7 Km de Santarém. Sejam benvindos! Verão que não se arrependem.
AP

quarta-feira, novembro 01, 2006


IMAGEM DE OUTONO


FLOR DE ABOBOREIRA ( nasceu num vaso da minha varanda)

terça-feira, outubro 31, 2006



"Pássaro com cacho de uvas"

( pormenor de portão )



Pois é , voltei aos bancos da escola. Como o saber não ocupa lugar, aceitei este desafio proposto pela minha pessoa. À vinte anos parei de estudar e agora com 45 anos, estou cheia de vontade para recomeçar. Não vai ser fácil , mas eu gosto de desafios e vou meter mãos á obra. Vamos ver o que vai sair daqui :))

A memória já não é a mesma e vou trabalhar sem rede, ou seja, sendo uma aluna de estatuto não presencial, o que torna tudo mais difícil. Espero profundamente que a minha saúde não me possa traír, como já tem feito algumas vezes, mas estou determinada a seguir em frente!



Hoje é o Dia Mundial da Poupança

Aqui em Portugal as coisas não estão nada fáceis para as famílias portuguesas.

Continuamos a fazer furos no cinto e a dever cada vez mais aos bancos.

O que vale é que o povo português é de brandos costumes. Aguenta Zé Povinho, que melhores dias virão! (31 de Outubro de 2006)
















Igreja Paroquial de Santo Eustáquio
Alpiarça / Ribatejo
AMOR Á VIDA
O dia mais belo? Hoje
A coisa mais fácil? Errar
O maior obstáculo? O medo
O maior erro? O abandono
A raíz de todos os males? O egoísmo
A distracção mais bela? O trabalho
Os melhores professores? As crianças
A primeira necessidade? Comunicar-se
O que mais me faz feliz? Ser útil aos outros
O maior mistério? A morte
O pior defeito? O mau humor
A pessoa mais perigosa? A mentirosa
O pior sentimento? O rancor
O presente mais belo? O perdão
O mais imprescindível? O lar
A rota mais rápida? O caminho certo
A sensação mais agradável? A paz interior
A protecção efectiva? O sorriso
O melhor remédio? O optimismo
A força mais potente do mundo? A fé
As pessoas mais necessárias? Os pais
A mais bela de todas as coisas? O Amor

domingo, outubro 29, 2006

ASSIM FOI... MAS NÃO SERÁ

conto

...Ela voltou-se para mim e perguntou:

-Na infância, foste uma criança feliz?

- Penso que sim, não sei bem.

Talvez, mas do meu pai , não recordo isso; miminho, um beijo, colinho, não me lembro de o ter feito .

- Então não tiveste uma infância feliz. Quero com isto dizer que te continuas ainda hoje a enganar. Sentes ainda falta desse amor, apesar de já seres adulta, sentes que seria importante para ti isso ter acontecido.

-Mas nos meios rurais, era assim. Os pais dedicavam-se á terra e a figura da mãe tinha de ser tudo; pai , mãe, amigos, irmãos...

Sabes, a minha mãe nunca me levou á escola. Fui sempre a pé e com as minhas amigas. Andávamos alguns kilómetros. No Inverno, fazia muito frio e ela, para eu chegar com as mãos quentes á escola, aquecia uma simples pedra na fogueira e depois embrulhava num papel de jornal, para não me queimar as mãos. Quando chegava á escola deitava a pedra fora e ficava com as mãos quentinhas para começar a escrever.

Olha, sabes uma coisa? Só comíamos carne ao domingo ( frango ou porco), durante os outros dias era sempre sopa e pãozinho para molhar e eu gostava!Vaca ou borrego nunca vinham para a mesa era para os ricos, sardinhas é que é bom; dizia o meu pai.

Tinha alguns brinquedos que ele me fazia, mas mais tarde comecei a ser eu a fazer, pois tinha muito jeitinho. Fazia as roupas para as minhas bonecas e costurava tudo á mão, ficava um mimo.

A minha mãe, como dever de todas as mães ( segundo ela dizia), ensinou-me a fazer tudo o que uma dona-de-casa deve saber: cuidar dos filhos, fazer comer, lavar roupa, passar a ferro, cuidar da casa etc.Tudo isto eu aprendi, mas a ser feliz, nem por isso.

Só tivemos a nossa primeira televisão quando eu tinha 11 anos, até aí , eu escutava a rádio. Talvez ainda hoje se reflita o meu amor pela rádio.

_ Pois é, minha linda, essa, entre outras, foi uma das tuas tábuas de salvação, para combateres, a tua solidão e o facto de teres sido sempre uma criança triste.

- Se queres que te diga, eu não culpo em nada os meus pais. Porque eles se limitaram a transmitir-me aquilo que eles próprios receberam como educação. Se calhar também não foram felizes. Todas as fotos que a minha mãe tirou , assim o revelam: um rosto sempre triste, sem um único sorriso. Hoje , eu quero muito manter o meu sorriso e a minha alegria de viver, sempre presente, apesar de tudo...

AP