sexta-feira, agosto 15, 2008




OS ALIMENTOS E AS ESTAÇÕES DO ANO


ALGUMAS SUGESTÕES



Os alimentos de origem vegetal estão aqui na Terra para nos fornecer vitalidade e saúde. Eles cumprem todo um ciclo, captando nutrientes do solo, água, ar e sol, para depois, com a sua cor, aroma, textura, formas e sabores; para finalmente se oferecerem, se doarem para a evolução humana. Que gratidão devemos sentir por esta terra, água, ar, sol e todos os vegetais!

Os alimentos da estação são mais saudáveis porque apresentam maior abundância dos seus componentes, como as vitaminas e sais minerais, por exemplo. É a programação genética de cada planta. Numa determinada época do ano, que pode variar de espécie para espécie, disparam os mecanismos reprodutivos aumentam as raízes e caules, produzem mais folhagens, geram as flores e os frutos. Mas a produção natural só acontece quando a planta está no seu estágio mais sincronizado com o ecossistema, quando a sua nutrição, desenvolvimento e vitalidade são plenos. Tudo isso é passado para cada parte da planta que "frutifica e amadurece" no tempo certo. Por isso o seu aroma será inebriante, o seu sabor que nos faz crescer água na boca, terá maior concentração de sumo e fibras (crocância), sementes maiores e entumescidas, vitaminas e sais minerais serão abundantes.

Os alimentos fora da estação perdem muito dessas características. Perdem seu cheiro característico, serão mais secos e pobres nutricionalmente. Além disso, para serem produzidas fora da época certa, precisam receber grandes doses de fertilizantes químicos e agrotóxicos artificiais, que são caros e tóxicos para todos (solo, água, ar, fauna, flora, produtor e consumidor).
Comprar e consumir alimentos da estação é antes de mais nada, uma atitude ecologicamente correcta. De forma directa é mais económico devido à sua maior oferta no mercado, mais saudável e seguro.
Portanto, é importante que conheçamos as épocas NATURAIS de colheita de cada alimento, pois cada um deles terá maior plenitude nas suas propriedades nutricionais, como a função de provocar (segundo a medicina tradicional chinesa) a sustentação da vitalidade dos órgãos e vísceras do corpo humano que estão mais vulneráveis em cada estação, e garantir o bom funcionamento de todo o organismo.

ESTAÇÃO / ALIMENTO

Todo o Ano- Folhas - Frutas - Legumes - Leguminosas - Sementes e seus germinados

Inverno – raízes e sementes é o foco - órgão fragilizado: rins (ossos e dentes)
Abóbora, abobrinha, batata doce, berinjela, bróculos, cenoura, couve-flor, ervilha, inhame, mandioca, nabo, acelga, alface, chicória , couve, espinafre, repolho, banana, laranja, limão, melão, morango, pêra, pinhão e tangerina.

Primavera - órgão fragilizado: Fígado (tendões)
Abóbora, abobrinha, alcachofra, berinjela, beterraba, cenoura, chuchu, couve-flor, ervilha, nabo, alface, repolho, banana, caju, laranja, melão, morango e pêssego.

Verão - órgão fragilizado: Coração (vasos)
Abóbora, abobrinha, agrião, alcachofra, alho, batata-doce, berinjela, cenoura, chicória , chuchu, mandioca, milho verde, nabo, pimentão, quiabo, rabanete, repolho, abacaxi, abacate, ameixa, banana, caju, coco, figo, laranja, limão, maçã, manga, maracujá, melancia, melão, pêra e uva.

Outono - órgão fragilizado: Pulmões (pele)
Abóbora, abobrinha, acelga, alface, batata-doce, berinjela, bróculos, chuchu, nabo, pimentão, quiabo, rabanete, tomate, feijão em vagem, repolho, abacate, banana, coco, laranja, limão, maçã, maracujá, melancia, pêra e tangerina.

Importante lembrar:
Alguns alimentos precisam ser observados e reconhecidos como tal pelo consumidor . Bom exemplo são as folhas da beterraba, rica em nutrientes (antioxidantes, ferro e clorofila) e excelentes para sumos, saladas e refogados. Da mesma forma as folhas, cenoura, couve-flor, abóbora, bróculos, entre outros, possuem folhas e talos que bem complementam uma alimentação saudável, mas não são aproveitados por falta de informação. Assim, quando for ao mercado, procure comprar produtos que sejam condizentes com a época do ano e aproveite ao máximo o que os alimentos têm para oferecer. Você, com certeza, ganhará em economia e saúde.
Outro exemplo são os talos da salsa, coentros, agrião e hortelã, riquíssimos em vitamina C, que podem seu usados nos sumos, chás ou triturados no preparo de molhos.

Mais exemplos: as sementes da abóbora, melão e melância que podem ser usadas em sucos e como aperitivos (desidratadas ao sol). As cascas dos cítricos e frutas que podem ser usadas em sumos, chás e no preparo de farinhas. As flores que podem ser usadas em sumos, chás e saladas.
Deve sempre prestar atenção na época do ano, nos alimentos da cultura orgânica ou naqueles que apresentam menos agrotóxicos.


Autora: Conceição Trucom
Site: somos todos um
foto: tirada da net

quarta-feira, agosto 13, 2008



Duas vozes que se completam e nos conseguem por arrepiados ao ouvi-los.
Sou fâ incondicional de Dulce Pontes.

terça-feira, agosto 12, 2008