quinta-feira, dezembro 04, 2008

4 DE DEZEMBRO
DIA NACIONAL DO DOENTE COM ESCLEROSE MÚLTIPLA




O que é a Esclerose Múltipla?



É uma doença muito variável que não tem um padrão definido ou previsível e na qual os sintomas podem variar de pessoa para pessoa e em cada pessoa ao longo do tempo. Muitos doentes com EM continuam a viver uma vida normal e podem estar durante longos períodos de tempo sem desenvolver quaisquer sintomas. A EM é caracterizada pelo rápido início dos sintomas, também conhecidos como surtos. Geralmente, os sintomas melhoram após alguns dias ou semanas e levam a uma recuperação total ou parcial. Este período é conhecido como remissão.A esclerose múltipla é uma doença crónica variável, que afecta muitos(múltiplos) locais do sistema nervoso central (SNC), conduzindo a lesões e cicatrizes (esclerose) no cérebro e/ou espinal medula.



A EM ( ESCLEROSE MÚLTIPLA )nunca dorme, no entanto, podem existir períodos de menor actividade.


A forma de EM recorrente-remitente é o tipo mais comum, afectando cerca de 80% dos doentes.Na fase inicial, os sintomas podem desaparecer, por vezes mesmo durante vários anos. Mas os surtos são imprevisíveis e os sintomas podem surgir em qualquer altura.Podem ocorrer repentinamente sintomas novos ou pré-existentes, durar alguns dias ou semanas e desaparecer novamente. No intervalo entre os surtos, parece não existir qualquer progressão da EM.


A EM secundária progressiva pode seguir-se à fase recorrente-remitente da doença e é olhada como uma forma mais avançada de EM. Cerca de 40% dos doentes com esclerose múltipla recorrente-remitente podem desenvolver a forma secundária progressiva. A EMSP é marcada por uma progressão contínua com ou sem surtos ocasionais, remissões breves e períodos estacionários.


A EM primária progressiva é rara e afecta apenas cerca de 10% de todos os doentes com EM. A progressão é contínua desde o início. Os sintomas agravam-se progressivamente e a incapacidade aumenta gradualmente. Não existem períodos de surtos e de remissões, apenas períodos estacionários ocasionais e melhorias ligeiras temporárias.


A EM benigna é caracterizada, tal como o nome sugere, por um surto inicial e possivelmente apenas um surto adicional e recuperação total entre estes episódios. Podem passar 20 anos até que ocorra um segundo surto. Apenas ocorre uma ligeira progressão da doença.














A Esclerose Múltipla continua a ser um dos mistérios da medicina, não é uma doença evitável ou curável, embora neste momento já existam medicamentos que, apesar de não curarem, modificam de forma benéfica a sua evolução.

No entanto, a ciência assenta em algumas teorias que tentam explicar quais as origens desta doença. Para muitos é considerada uma doença auto-imune. O nosso organismo tem um sistema de defesa - sistema imunitário - que destrói os vírus e as bactérias, e se este sistema se "engana e começa a atacar as células do próprio corpo surge um fenómeno chamado reacção auto-imune. Neste caso, a lesão da mielina surge por haver produção de auto-anticorpos que a atacam.

Outros defendem que a Esclerose Múltipla é determinada por factores ambientais e genéticos, na medida em que, é uma doença mais frequente nos países com clima temperado e fresco do que nos países de clima quente, e afecta em especial as pessoas de raça branca.



Aos companheiros de jornada:

José Miguel ( que já partiu com 26 anos )

Aos resistentes:

Ana Paula Quinta

Luis Favas

Calarrão

Dalila

Paulo Gago

e os anónimos que não conheço pessoalmente

Continuaremos a nossa luta até quando for possível

Fiquem bem
Ana Paula

quarta-feira, dezembro 03, 2008


casamento - Recados Para Orkut

< >aniversário do nosso casamento e parece que foi ontem.
Da nossa união nasceu o nosso rebento que é a luz dos nossos olhos e que nos completa.

terça-feira, dezembro 02, 2008


ILUSTRANDO AS IMAGENS QUE SE SEGUEM E RECORDANDO A GAIVOTA QUE CANTAVA QUANDO TINHA 11 ANOS

UM ENTARDECER COM UMA INVASÃO DE GAIVOTAS EM PLENO RIBATEJO

Eram às centenas...

Que se iam juntando

Voando em círculo


Sob a Quinta da Alorna em Almeirim




Juntaram-se rumo ao Estuário do Tejo


E lá foram com o sol a pôr-se na vasta planície ribatejana...
Foi um previlégio poder contemplar este momento único, simples.