segunda-feira, junho 28, 2010

ROMÃ (romanzeira)
tem acção anti-inflamatória sobre o intestino. Também é benéfica para tratar colites, gastrites, e gastrenterites, alivia a acidez gástrica e o peso no estômago e regenera a flora bacteriana do intestino. As flores e a casca estão indicadas no tratamento das gengivites, faringites e amigdalites. Utiliza-se nestes casos na forma de infusão.
Gargarejos: com a mesma infusão de flores e casca de romã, pode utilizar-se na gengivite e na periodontite para firmar os dentes frouxos.Ainda tem mais utilizações, estas são só algumas.



LIMÃO (limoeiro)
O sumo do limão e o limão, tem múltiplas utilizações. até as folhas são boas para infusão.
Infusão: 30 gr de folhas para um litro a ferver. Filtre e tome uma cháverna 4 vezes ao dia. Pode adoçar com mel. Se a infusão for feita da casca do limão, deve esmagar a casca de um limão por cada copo de água. Deixar a infusão durante 10 minutos. Adoçar e tomar uma chávena 3 vezez ao dia.
É usado no tratamento das gripes (para baixar a febre), constipações, amigdalites, faringites, gota, e reumatismo.

GIRASSOL

Planta muito usada no combate ao colesterol.Também é bom para a diabetes, para as doenças hepáticas e afecções da pele. Tem também acção expectorante e balsâmica.

Infusão: deitam-se 100 gr de flores e caules tenros num litro de água a ferver. Deixa-se em infusão 10 minutos e toma-se uma chávena 3 vezes ao dia.

(fotos minhas)