sexta-feira, fevereiro 16, 2007

Catorze de Fevereiro ( dia dos namorados ou de São Valentim)

O dia estava radioso, cheio de sol e foi com grande satisfação que recebi (em trabalho) em Alpiarça , mais um grupo de amigos. Desta vez vieram de Abrantes, da Universidade da 3ª Idade, alunos e professores.

Na imagem acima (tirada por mim) , encontramo-nos na Reserva Natural do Cavalo do Sorraia/ Alpiarça.


Aqui, o professor da Escola de Equitação, faz a explicação promenorizada da raça Sorraia, onde todos escutam com atenção, tendo o cavalo na sua presença, dócil, meigo.


O CAVALO SORRAIA (breve explicação)
O Cavalo do Sorraia é o primitivo Cavalo Ibérico
do Sudoeste da Península Ibérica, constituíndo, hoje uma espécie em vias de extinção.
Este cavalo poderá ser o sobreviventede um tipo de equino que se manteve até há pouco entre nós em estado selvagem e se denominava Zebro, na Idade Média.
Pode ser um antepassado genético do Cavalo Lusitano e do Cavalo Andaluz.
Foi o cavalo que os conquistadores portugueses e espanhois levaram para as Américas para colonizar os novos territórios a partir do séc. XVI. No novo continente deu origem ao Mustang Americano, ao Crioulo Argentino, e ao Mangalarga Brasileiro.
Oa cientistas franceses consideram-no um " fóssil vivo".
O seu interesse genético e cultural é importantíssimo.
Em Alpiarça está a ser dedicado um projecto de Reserva Natural, único no país e no estrangeiro, trabalhando-se em exclusivo no Cavalo do Sorraia, com objectivo de contribuir para a recuperação genética da raça e para a salvar da extinção.
Nesta Reserva, existe uma escola de equitação , onde as crianças do nosso concelho usufruem de aulas gratuitas ( existe um protocolo entre a autarquia e o agrupamento escolar).
Acontece também uma vez por ano o Campeonato Nacional de Atrelagem, que atrai imensos visitantes e participantes a esta Reserva Natural.
A escola de equitação dá também apoio a crianças com necessidades educativas especiais, ( autismo, entre outras).


Após um breve passeio pela Praça José Pinhão, decidiram tirar uma foto junto da "Melhor Casta", escultura do alpiarcense Armando Ferreira, para fechar em beleza este dia maravilho de Primavera antecipada.
Prometeram voltar. Até lá...
beijos
Ana Paula


5 comentários:

Maria disse...

Pelos vistos primavera de pouca dura...
Beijo

Pitanga Doce disse...

Desculpe se me atrazei para o copo, mas ao menos hoje cheguei primeiro. Ana! Sempre rodeada de amigos. É o melhor que se pode ter.

beijos e vai à árvore.
Pitanga e Pitanguinha ao vivo e a cores...hehehe

Teresa David disse...

Vejo que tens andado em actividades bem agradáveis e culturais, sim, porque saber apreciar um bom vinho ou um belo cavalo faz parte da cultura!
Desculpa, já algum tempo não te visitar, mas outros afazeres me têm deixado pouco tempo para visitar todas as pessoas que gosto de dizer olá, e esperar que estejam bem, aqui pela blogosfera, como é o teu caso.
Bjs
TD

Maria Carvalho disse...

Gostei de te visitar. Agradeço as tuas sempre gentis palavras. Um dia nos encontraremos. Muitos beijos.

antónio paiva disse...

.............

adoro cavalos

.............

Beijinho e boa semana