quinta-feira, fevereiro 14, 2008

O SENHOR JOÃO MALHOU




O Sr. João Malhou é natural de Alpiarça, onde nasceu no ano de 1925. Sempre sonhou ter a profissão de cabeleireiro e barbeiro. Após completar o ensino primário, e quando fez os 15 anos, seu pai fez-lhe a vontade e deixou que ele seguisse o seu sonho...

Aprendeu a arte no salão e barbearia do Sr. Alfredo Cavaca, que foi o seu mestre. Após ter adquirido todos os conhecimentos necessários à profissão que escolheu, decidiu estabelecer-se por conta própria e abrir o seu Salão, na mais movimentada rua da Vila onde o comércio era de grande importância na altura...

Entretanto o Sr. João Malhou tinha as suas paixões: o futebol , a pesca e o carnaval que lhe ocupavam os seus tempos livres.





Nesta foto, com os seus companheiros da Equipa de Futebol do Clube Desportivo " Os Águias" de Alpiarça. Num campo de terra batida corriam "como loucos" atrás da bola . O guarda - redes José João Pinhão (mais conhecido por Zé João diabo), o carteiro Rebita (que tratava a bola por tu), os irmãos do Céu, o Cunha, o grupo de empregados do João Pinto da oficina Alpial . O Sr. João Malhou com um sorriso estampado no rosto...

Entretanto aos 17 anos conheceu a sua cara-metade e aos 18 anos casava com a sua querida Emília. Formaram sempre um casal muito feliz e aos 20 anos foram pais de um rapazinho
a quem deram o nome de Jaime. Na foto acima estão os amigos: (da esquerda para a direita); Maria Alice e o seu esposo Manuel Canelas, a sua esposa Emília Malhou, o amigo José João Calado e ele próprio.




Os Carnavais em Alpiarça contavam sempre consigo , como fulião e como membro da Comissão de Carnaval. Como estava engraçado com a cabeleira loira... O saco que traz na mão , tem uma particularidade , o seu conteúdo é pó- de- talco, que ele atirava às madames mais chiques, que ficavam numa figura ridícula, todas empoeiradas, qual fantasma saído dum frasco de farinha!




Na imagem acima, encontrava-se em Paris em casa de seu filho ,onde se divertia com a caixa do microondas enfiada na cabeça... sempre com um sorriso...





Mais uma brincadeira de carnaval , esta realizada em 1990. Decidiu colocar na montra do seu Salão, corte de cabelo a preços de saldo, barba e cabelo idem. Foi uma risada pegada.


Aqui no exercício da suas funções de cabeleireiro...


O Salão do Senhor João é ponto de encontro dos homens cá da terra. Aqui se fala da vida da comunidade alpiarcense, aqui se fala de quem morre de quem nasce e de quem se separa, para além das notícias frescas do Jornal A Bola...


No Salão , com o seu ar feliz de conquistar a maior taça num concurso de pesca em que participou e ficou em 1º lugar...



Dos mais velhos aos mais pequeninos, ninguém escapa à máquina do João Malhou...


O tempo foi rolando e a idade avançando : O Senhor João perdeu a sua amada Emília, vítima de cancro da mama. Ficou sem a sua querida cara metade. Mas o tempo não pára... O seu filho tornou-se emigrante por terras de França onde por vezes ele viaja para o visitar e vice-versa . Presentemente está num Centro de dia em Alpiarça, onde faz amigos diariamente e onde perto das 10.00 horas da manhã o vejo a fazer ginástica todos os dias e como ele diz: é para não enferrujar. Hoje dia de São Valentim foi-me visitar e dizer que tinha estado numa festa e se fartou de dançar com as meninas do Lar, sempre com um sorriso de fazer inveja a muitas caras que diariamente nos entram em casa através dos ecrans de televisão.
Aqui comemorava os seus 83 anos junto do seu filho e de um grupo de amigos...





O seu filho Jaime é o seu melhor amigo. A ele fez estender a sua geração seguinte e presentemente é avô de duas netas e de um bisneto.
Querido amigo João ( sei que o posso tratar assim) quero agradecer-lhe a sua sincera amizade
e pedir-lhe que mantenha essa sua alegria tão saudável e vontade para viver, que contagia todos os que o rodeiam .


Abraço muito grande da amiga
Ana Paula

4 comentários:

Paula Raposo disse...

Adorei esta história de vida que partilhaste connosco! Saúde e boa disposição sempre para o Sr. João. Muitos beijos para ti.

Gi disse...

Deixo um beijo para ti e outro para dares ao Sr João, da minha parte. Vivemos enquanto formos recordados, fazes com que o Sr. João viva na memória de mais uns quantos com a história que aqui deixas.

Um beijinho

Paúl dos Patudos disse...

São as pessoas simples, anónimas e comuns, de quem ninguém fala, ou se fazem homenagens, que gosto de aqui colocar.Todos merecem ser lembrados em vida, por aquilo que são e sem pretensões a nada quanto a títulos, classes sociais, ou outros.Quanto ao Sr. João, é uma pessoa estimada aqui da terra e merece ser lembrado em vida , por tudo aquilo que ele é.
Um beijinho para ele
Ana Patudos

Joaquim Moedas Duarte disse...

Só hoje vim aqui. Maravilhei-me, mais uma vez!
O João Malhou! Foi ele que me cortou o cabelo em miúdo, quando tinha uma barbearia na R. Silvestre Bernardo Lima, em frente da casa onde morou com a D. Emília, e muito perto da loja da Alzira Mateiro - que ficava na esquina da R. Luís de Camões, onde hoje existe um prédio moderno.

Recordações...

E muito estimo ver este homem cheio de vitalidade!
Longa vida, lhe desejo eu...

Obrigado Ana Paula por esta história verdadeira!