terça-feira, março 25, 2008


O Perdão é para todos – Por vezes é difícil...
mas não é impossível!


Talvez as principais dificuldades para perdoar uma pessoa sejam o orgulho ou a mágoa ou talvez não... Talvez seja por causa das emoções, que só você sabe quais são e “vem à tona” ao ser sugerido o perdão.Diferente do que muitos acreditam, o perdão não é admitir que você está errado ou certo. Pode parecer à primeira vista que se trata disso, mas na verdade é apenas para se libertar do que aconteceu. Provavelmente você nunca irá conseguir perdoar alguém, se tentar aceitar o que aconteceu, principalmente quando isso envolve uma agressão, abandono, ou apenas palavras mais ásperas.


O perdão serve para lhe libertar do “fardo” de ser uma vítima para toda a vida.Para conseguir perdoar alguém ou alguma situação, você deve aceitar o perdão como uma opção válida e séria, tão séria quanto a tristeza que pode estar a apertar o seu coração. Pois o perdão deve ser genuíno!Perdoar uma pessoa por achá-la inferior ou tola é agir com arrogância. Por isso é muito importante que a vontade venha de dentro de si. Esse será um momento único onde você precisará, mais do que nunca, ser você mesmo e estar íntegro com a intenção de perdoar.Não há nada de errado em perdoar, mesmo que não tenha sido o culpado ou o causador do problema.


Ponha o orgulho de lado e o perdão no seu coração.Muitos de nós aprendemos cedo que é correcto substituir sentimentos ou comportamentos verdadeiros, por atitudes mais “socialmente aceitáveis”, criando a famosa “Máscara de personalidade”, ou o ego aparente.Não importa mais se um dia lhe foi dito: “mas e o que é que os outros vão pensar?”Agora não existe mais a criança ou adulto que precisa que lhe seja dito o que fazer ou o que pensar.Até quando alguém pode aguentar ou reprimir uma mágoa? Talvez até o próximo check-up, e o que parecia apenas um triste pensamento, tornou-se algo físico como um pequeno tumor... ou uma pedra no rim... uma dor de cabeça...


Apesar de tudo, nunca é tarde para perdoar!Talvez até hoje você nunca tenha percebido o quando o perdão o pode ajudar... Mas agora que sabe disso, sinta que está tudo nas suas mãos e então, perdoe já; vai ver como se sente muito melhor e mais feliz.




Autor: Rodolfo Fonseca
Site: somos todos um

2 comentários:

Ana Patudos disse...

peço desculpa estar a voltar a este tema " o perdão" ; mas acho um tema de extrema importância nos dias conturbados que os povos de várias nações estão a passar.Era bom que fosse enterrado o machado de guerra enquanto é tempo, e começarem a viver aproveitando a vida no seu melhor, abandonando o ódio,a maledicência,as rivalidades, os ciumes, a maldade...Até aos que me querem menos bem eu já perdoei.
A vida é bem melhor que tudo isso, aproveitem para a desfrutar da melhor forma.
Fiquem bem
a vossa amiga: Ana Paula

Paula Raposo disse...

Eu penso que o 'não perdão' é uma forma de rancor e o rancor é algo de estúpido. Beijinhos.