sexta-feira, outubro 10, 2008



HOMENAGEM AO POVO DE ALPIARÇA,

QUE LUTOU PELOS SEUS IDEAIS DE LIBERDADE, ESPERANÇA NUM FUTURO MELHOR, QUE SOFREU NA PELE A DOR DE UMA PRISÃO, A TORTURA FÍSICA E PSICOLÓGICA , PARA QUE OS SEUS FILHOS E MAIS TARDE OS SEUS NETOS PUDESSEM VIVER EM LIBERDADE.

ALGUNS DEFENDENDO UM PARTIDO DIFERENTE, TODOS LUTAVAM PELA MESMA LIBERDADE. JAMAIS SE PODERÁ ESQUECER A UNIÃO DESTES HOMENS E MULHERES PELA DEMOCRACIA EM PORTUGAL E EM PARTICULAR , EM ALPIARÇA.


Fiz esta recolha nos livros aqui representados , de algumas fichas de presos políticos alpiarcenses desde 1946 a 1960 para memória futura. É uma modesta recolha , mas que retracta bem o seu conteúdo, do que a polícia política (PIDE DGS),escrevia em cada uma das fichas dos prisioneiros. Aos que já partiram , que repousem em paz e aos que ainda vivem, rendo a minha homenagem. Se não fossem homens e mulheres como vós, hoje não estaria a escrever da forma que aqui estou a escrever, pois não tinha liberdade para isso. Obrigado.

Ana Paula

























4 comentários:

Luís Milheiro disse...

bonita homenagem aos resistentes alpiarcences.

abraço Ana Paula

Isamar disse...

Que bonita homenagem fazes aqui aos alpiarcenses que lutaram por um sonho que parecia não querer chegar. Longa foi a noite fascista, terrível a tortura infligida aos homens que nada mais queriam do que a liberdade. Não esqueçamos esse passado, triste, doloroso que tantos danos causou e saibamo-lo transmitir aos nossos filhos e netos para que se não repita.

Bem hajas, amiga!

Beijinhos

Paúl dos Patudos disse...

Olá Luis
faço parte deste povo, logo, acho que esta homenagem é mais que justa.
Os envolvidos e as suas famílias sofreram bastanteeainda hoje lhes vem à memória o que passaram nestas masmorras de turtura psicológica e física.
abraço
AP

Paúl dos Patudos disse...

Amiga Sofia
Se não formos nós a lembrar, tudo o que estas pessoas passaram , cai no esquecimento. Isso não deve acontecer.
bjos
AP