quinta-feira, dezembro 04, 2008

4 DE DEZEMBRO
DIA NACIONAL DO DOENTE COM ESCLEROSE MÚLTIPLA




O que é a Esclerose Múltipla?



É uma doença muito variável que não tem um padrão definido ou previsível e na qual os sintomas podem variar de pessoa para pessoa e em cada pessoa ao longo do tempo. Muitos doentes com EM continuam a viver uma vida normal e podem estar durante longos períodos de tempo sem desenvolver quaisquer sintomas. A EM é caracterizada pelo rápido início dos sintomas, também conhecidos como surtos. Geralmente, os sintomas melhoram após alguns dias ou semanas e levam a uma recuperação total ou parcial. Este período é conhecido como remissão.A esclerose múltipla é uma doença crónica variável, que afecta muitos(múltiplos) locais do sistema nervoso central (SNC), conduzindo a lesões e cicatrizes (esclerose) no cérebro e/ou espinal medula.



A EM ( ESCLEROSE MÚLTIPLA )nunca dorme, no entanto, podem existir períodos de menor actividade.


A forma de EM recorrente-remitente é o tipo mais comum, afectando cerca de 80% dos doentes.Na fase inicial, os sintomas podem desaparecer, por vezes mesmo durante vários anos. Mas os surtos são imprevisíveis e os sintomas podem surgir em qualquer altura.Podem ocorrer repentinamente sintomas novos ou pré-existentes, durar alguns dias ou semanas e desaparecer novamente. No intervalo entre os surtos, parece não existir qualquer progressão da EM.


A EM secundária progressiva pode seguir-se à fase recorrente-remitente da doença e é olhada como uma forma mais avançada de EM. Cerca de 40% dos doentes com esclerose múltipla recorrente-remitente podem desenvolver a forma secundária progressiva. A EMSP é marcada por uma progressão contínua com ou sem surtos ocasionais, remissões breves e períodos estacionários.


A EM primária progressiva é rara e afecta apenas cerca de 10% de todos os doentes com EM. A progressão é contínua desde o início. Os sintomas agravam-se progressivamente e a incapacidade aumenta gradualmente. Não existem períodos de surtos e de remissões, apenas períodos estacionários ocasionais e melhorias ligeiras temporárias.


A EM benigna é caracterizada, tal como o nome sugere, por um surto inicial e possivelmente apenas um surto adicional e recuperação total entre estes episódios. Podem passar 20 anos até que ocorra um segundo surto. Apenas ocorre uma ligeira progressão da doença.














A Esclerose Múltipla continua a ser um dos mistérios da medicina, não é uma doença evitável ou curável, embora neste momento já existam medicamentos que, apesar de não curarem, modificam de forma benéfica a sua evolução.

No entanto, a ciência assenta em algumas teorias que tentam explicar quais as origens desta doença. Para muitos é considerada uma doença auto-imune. O nosso organismo tem um sistema de defesa - sistema imunitário - que destrói os vírus e as bactérias, e se este sistema se "engana e começa a atacar as células do próprio corpo surge um fenómeno chamado reacção auto-imune. Neste caso, a lesão da mielina surge por haver produção de auto-anticorpos que a atacam.

Outros defendem que a Esclerose Múltipla é determinada por factores ambientais e genéticos, na medida em que, é uma doença mais frequente nos países com clima temperado e fresco do que nos países de clima quente, e afecta em especial as pessoas de raça branca.



Aos companheiros de jornada:

José Miguel ( que já partiu com 26 anos )

Aos resistentes:

Ana Paula Quinta

Luis Favas

Calarrão

Dalila

Paulo Gago

e os anónimos que não conheço pessoalmente

Continuaremos a nossa luta até quando for possível

Fiquem bem
Ana Paula

7 comentários:

greentea disse...

nunca mais soube de ti ...
agora , à procura de um texto antigo , descobri-te de novo


beijinhos

Meca disse...

Tu és o exemplo de luta e resistência. Como tu existem outros certamente, mas que não conheço.
Força e muita luz é aquilo que precisam, bem sabes não é amiga?

Um grande beijo desta tua amiga que te admira
Gori

Paúl dos Patudos disse...

greentea

Aqui estou,até quando puder, partilhando com os amigos, um pouco de mim.
Gostei da tua visita
volta sempre que quiseres, pois a porta está sempre aberta para os amigos
Fica bem
bjos
Ana Paula

Paúl dos Patudos disse...

Gori
Obrigada pelas tuas palavras de incentivo e amizade.
A minha vida , a entreguei ao meu melhor amigo: Jesus, e é Ele que cuida de mim e me ampara em todas as horas da minha vida. A Ele devo tudo e agradeço por isso.
Paz e Luz para ti
Contra ventos e marés...
Ana Paula

fj disse...

Bem eu vi ler este post, não quero acreditar no que estou a pensar.
:(
Um forte abraço Ana Paula.

Joaquim Moedas Duarte disse...

Sim, contra ventos e marés!

Todos estamos no mesmo barco, que vai parando de cais em cais. Uns saem mais cedo, outros logo a seguir. A viagem! A NOSSA viagem!
Bj de ALEGRIA

JMD

Paula Raposo disse...

Muitos beijos. Não tenho palavras.