sábado, outubro 03, 2009

Não há dúvida nenhuma que o Outono é a estação do ano pela qual tenho uma certa paixão. Pelas suas cores, pelos seus cheiros, pelas primeiras chuvas que caiem na terra, deixando um cheiro no ar, indescrítivel.Encho o peito de ar , inspirando esses aromas tão próprios deste solstício. Aqui no Ribatejo, mais propriamente em Alpiarça, é o tempo das colheitas, desde o final de Agosto.
Primeiro foi a apanha da melância e do melão,o tomate veio depois deixando um cheiro forte no ar tão característico. De seguida,já em Setembro, segue-se a colheita dos campos de milho a perder de vista, nos tons da terra e de um amarelo lindo de morrer (no bom sentido, é claro).Por fim seguem-se as uvas que transformadas, dão o tão apreciado nectar , para acompanhar boas refeições.
Quando se passa nas estradas de campo, solta-se o aroma das uvas vindo das cestas de vindima, colhidas por homens e mulheres que fazem a lida do campo, apesar da dureza do trabalho, um momento de alegria e confraternização.Cruzam-se nas estradas os tractores carregados de latões apinhados de belas uvas. A caminho das adegas, são despejados nos patamares, onde os seus bagos são esmagados, daí nascendo futuramente o tão apreciado vinho do Ribatejo, em especial os seus tintos, encorpados que nos deixam os lábios de um tom vermelho / púrpura, delicioso e forte.
A minha terras também tem coisas menos boas e tristes, como todas as terras deste país, mas existem locais próprios, os média e blogues, para se falar, debater e escrever.
Aqui, no Paúl dos Patudos, se enaltece essencialmente as coisas boas da vida, porque de desgraças estamos nós fartos. Interessa sim dar enfase ao lado positivo do ser humano e da vida, nunca deixando de reparar e falar, de outras coisas, nos tais sítios próprios.
É assim a minha terra e as suas gentes.
Gentes firmes,terras férteis, aromas fortes / Alpiarça - Ribatejo










Ana Paula
(as fotos são minhas e o texto também)

5 comentários:

Andradarte disse...

Sou fã dos tintos e das fotos
que mostra também.
Muito bela a foto do cabeçalho do Blog.
Beijo

Joaquim Moedas Duarte disse...

Saudades dos campos de Alpiarça!!!!

Paúl dos Patudos disse...

Andrarte
Os tintos de Alpiarça são realmente muito bons. Posso citar os vinhos da Casa Agrícola Paciência, os vinhos da Quinta da Lagoalva, os vinhos da Quinta do Pinhal da Torre, os da Cooperativa Agrícola Agroalpiarça e tantas outras .
Quanto à imagem do Blogue, quase que podemos sentir os cheiros que emanam da terra, a campo, a verêdas lindas de aromas fortes e agradáveis.
Abraço
Ana Paula


Méon
Quando passamos nos campos da nossa Alpiarça, sentimos toda a envolvência do sentir de um povo lutador e que ama os seu campos verdes, o Tejo que os vai banhando ao longo do seus mochões e a lezíria a perder de vista
Abraço
Ana Paula

bettips disse...

Sim, quase sentido... e bem sabes como me encanta essa ligação das gentes da terra à terra! E fazes bem em falar das coisas boas, refrigério da alma.
Bjinho

Paula Raposo disse...

Cada vez gosto mais do Outono!!! Beijinhos.