segunda-feira, março 17, 2008

Nas Festas de São José , em Santarém, cada grupo Folclórico montou a sua banca , representando um mercado tradicional do final do século XIX princípio do século XX


A cesta do farnel era obrigatória para transportar o almoço e os petiscos para o dia de mercado

A aguardar os fregueses ...



Ó comadre a venda hoje está fraca...
mulheres em traje de semana


A banca do Rancho do Verdelho


As camponesas e o pequeno campino...
O cabelo era apanhado em carrapito, pois mulher séria não podia andar com ele em desalinho


E é vê-los a rodopiar num bailarico saloio, num corridinho ou uma valsa danada
"O ENLEIO"
À entrada de Alpiarça,
há um portão encarnado,
onde mora a minha sogra,
a mãe do meu namorado .

Ó enleio que te enleaste,
no mais alto acipreste,
eu quis-me enlear contigo,
ó enleio tu não quiseste.
Quando eu quiz tu não quiseste,
querias ser mais do que eu,
agora que tu já queres,
agora não quero eu.
( letra de dança do folclore ribatejano)


1 comentário:

Paula Raposo disse...

Óptima reportagem!! Complementada lindamente com letras do nosso folclore! Beijos de boa Páscoa.