quarta-feira, maio 27, 2009

27 de MAIO / DIA MUNDIAL DA ESCLEROSE MÚLTIPLA




Lori Schneider ( portadora de esclerose Múltipla)



(fotos tiradas da net)

A alpinista Norte Americana Lori Schneider, do Estado do Wisconsin, acaba de se tornar a primeira pessoa portadora de Esclerose Múltipla (EM) que, tanto quanto se sabe, chegou ao topo do Monte Everest.
Lori Schneider, de 52 anos, alcançou o topo do mundo às primeiras horas de Sábado (hora de Londres e de Lisboa) levando consigo uma bandeira que celebra o dia 27 de Maio, primeiro Dia Mundial da esclerose Múltipla (http://www.worldmsday.org/). Na bandeira pode ler-se a frase “Junte-se ao movimento global. Acabemos com a EM!” (nota aos editores fotográficos: uma foto estará disponível logo que Lori Schneider desça da montanha).

Lori Schneider carregou a bandeira do Dia Mundial da EM na sua mochila durante toda a esclada. Tendo deixado o acampamento-base nos primeiros dias desta semana, disse: “Vou escalar esta montanha por todos nós, portadores de EM, e por todos aqueles a quem é necessário recordar que devem viver os seus sonhos”.

“Escalar uma montanha é idêntico a ter Esclerose Múltipla – você sobe passo a passo e congratula-se por cada passo que dá. Inicialmente, encarei o meu diagnóstico de EM como um acontecimento devastador. Agora vejo que ele foi um catalisador muito positivo na minha vida, que me fez passar a viver mais próxima dos meus sonhos. A minha missão é dar esperança a outros que vivem com a mesma doença.”, disse Lori..

“ A comunidade de EM em todo o mundo celebra o feito de Lori”, disse Peer Baneke, CEO da Federação Internacional de Esclerose Múltipla, organização com sede em Londres. “Lori é uma inspiração para todos os portadores de EM e para todos os que conhecem alguém portador de EM. É uma forma fantástica de assinalar o Dia Mundial de EM”.

A estratégia do Dia Mundial da EM é ser um dia de unidade, de força e de solidariedade para com as pessoas afectadas pela doença em todo o mundo. O objectivo é mobilizar e expandir o movimento global pela EM, encorajando as pessoas a falarem das suas experiências com a EM, a fazer donativos às organizações de EM, a unir estas organizações e a motivar a classe política para que produza legislação que proteja os portadores. O Dia Mundial foi organizado pela Federação Internacional de Esclerose Múltipla (www.msif.org), organização baseada em Londres, e por 54 sociedades nacionais de EM de outros tantos países em todo o mundo.

A Campanha Global do Dia Mundial será marcada pela divulgação de um filme curto mas muito especial, feito com o apoio da banda de rock U2 e que mostra as “Mil faces da Esclerose Múltipla” ao som da música “A Beautiful Day”, da autoria desta banda.

Mais detalhes em:

For updates on Lori Schneider on Everest: http://www.alpineascents.com/everest-cybercast.asp
( texto da SPEM - Sociedade Portuguesa de Esclerose Múltipla)

Sem comentários: